top of page

LAMALMA: 10 ANOS OUTDOOR

Neste informativo grande é nossa alegria em celebrar 10 anos de aventuras em obediência ao chamado muito específico do Lamalma. Apesar de hoje termos registrado em livro a história de como tudo começou, é muito difícil colocar em palavras o que realmente tem acontecido em nosso meio entre barracas, trilhas e a Mensagem. Eu diria que é impossível assimilar, mesmo um pouco que seja, o que o Senhor tem feito através desse ministério. Poderíamos sim dizer que foram muitas as crianças e adolescentes alcançados, e suas famílias por extensão, mas gostaríamos de ressaltar o impacto que tal trabalho tem causado em nós, bem como em você que lê esta carta.

arte.jpg

Primeira arte com o primeiro grupo de meninos atendidos pelo Lamalma: Projeto Reconstruir, em Sarzedo, 2014.

MEGA ENCERRAMENTO

Em novembro promovemos o terceiro Mega Camp do ano, com algumas particularidades. Diferentemente dos Mega Camps anteriores, em que a proposta é de integração entre diferentes projetos sociais, este último Mega de 2024 foi composto por 48 crianças de apenas um projeto: o Reconstruir. Crianças de carência enorme vindas do complexo de favelas Morro da Pedras experimentaram o bem-estar, a diversão e a Palavra Bíblica de Efésios 6: 10 a 18, sob o tema da armadura de Deus, tal como nos dois Mega Camps anteriores, em Julho.

Grupão.jpg

Fim da grande festa com 48 crianças do Morro das Pedras.

Uma das líderes do Reconstruir, após encaminhar para nós mensagens de mães cheias de contentamento e emoção pelo que viram e ouviram de seus filhos, disse, ela própria, o seguinte: “Só imagino o peso da opressão espiritual sobre vocês para fazer esses acampamentos.” Ela disse isso porque conhece bem a realidade brutal daquelas crianças e sabe o que muitas vezes está por trás de cada uma delas: abandono, abuso, violência e miséria material e espiritual. E realmente sentimos esse peso, a ponto de chegarmos no local ligados no modo “Batalha Espiritual” e já física e mentalmente cansados. Ela continuou: “Eu senti muito forte mesmo o impacto da Palavra na vida das crianças, pois nós as acompanhamos todos os dias, e desta vez sentimos uma diferença na recepção da Mensagem”.

 

Alguns depoimentos de mães encaminhados para nós pela liderança do Reconstruir:

“(...) o momento mais marcante para as minhas filhas foi quando elas entregaram suas vidas para Deus. As duas me contaram sobre tudo, mas a primeira coisa foi falar que entregaram a vida para Deus, que choraram e me perguntaram se eu fiquei feliz.”

 

“Primeiramente eu queria agradecer por proporcionarem às crianças um fim de semana tão especial e com tantas vivências incríveis! Muitas histórias para contar por aqui… Todos se divertiram muito, e voltaram cheios de vida e alegria no olhar. E quando perguntei como tinha sido o acampamento, logo disseram: ‘Foi ótimo mãe, e nós entregamos nossas vidas para Jesus. Estamos muito felizes e com o coração em paz!’ Só tenho gratidão por proporcionarem tamanho aprendizado para essas crianças!”


“(...) gostaria de agradecer a todos vocês pelo passeio. Minha filha amou cada detalhe, o cuidado de vocês com ela e com as outras crianças também. O que mais me encantou foi o jeito com que vocês aproximaram elas do Senhor Jesus. Muito obrigado por tudo!”


“Não sei nem como agradecer. Eu me emocionei muito. Porque a primeira coisa que ouvi da filha foi que ela havia entregue a vida para Jesus. Falou dos momentos, das palavras, das músicas. Voltou diferente para casa. Me surpreendi muito com as experiências que ela teve nesse final de semana. Tenho certeza de que daqui para frente ela vai ser uma criança melhor na fé. Voltou ouvindo os hinos da igreja. Me falou e leu palavras da bíblia. De verdade. Meu coração está quentinho com isso. Muito obrigada por tudo!”

MANGÁS + MANGÁS

Em parceria com a Global Equip, foi possível doar ao Projeto Reconstruir alguns boxes de uma série Mangá para crianças com histórias bíblicas contadas através de uma linguagem que elas simplesmente adoram! Cada box contém seis exemplares cujo conteúdo abarca temas como a Criação, a História da redenção da humanidade, missões paulinas, a vida de Jesus, sua volta triunfal, dentre outros. O compartilhamento desse material espetacular foi condicionado a um acompanhamento por parte do Projeto Reconstruir, na pessoa de um obreiro missionário responsável pela biblioteca e aulas de literatura do projeto. Tal intervenção se dará a partir do início do ano letivo de 2025.

NOVA GERAÇÃO

Em 2024 conseguimos em praticamente todos os acampamentos do Lamalma, bem como nos três Mega Camps, contar com a ajuda de um time incrível de adolescentes voluntários amigos de nossos filhos. Oramos para que essa visão ministerial seja passada para as novas gerações e não apenas continue, mas que cresça ainda mais.

Nossos "adolas" servindo com alegria.

NÃO HÁ 10, MAS HÁ 40 ANOS

Observando as muitas crianças que se renderam ao Senhor, um sentimento de imenso contentamento e emoção brotou do meu coração. O motivo foi a presença dos pais de Michele, Johan e Jeannette Lukasse, que estavam passando cerca de um mês conosco em Belo Horizonte e também estavam servindo aquelas crianças com alegria no acampamento.

Se no ano de 2024, ali no Rancho das Pedras Vivas, podíamos lançar mão de estratégias, experiência no campo missionário, usufruir de estruturas pensadas para atender justamente àquele perfil de crianças menos favorecidas e tantas outras vantagens foi porque em meados da década de 1980 esse casal lançou as bases para uma abordagem em amor dos então chamados meninos e meninas de rua. Portanto, fazemos parte de uma geração já amparada por uma visão missionária de desenvolvimento comunitário, fruto de seu pioneirismo.

Paul Perry, da Global Equipe, homengeando Johan e Jeannette.

Assim como me falta entendimento e não encontro palavras para descrever o que Deus está fazendo no coração daquelas crianças, certamente Johan e Jeannette também não tinham ideia do impacto que sua obediência causaria nas ruas de Belo Horizonte e do Brasil.

CAMINHANDO COM CAMPEÕES

Depois de Igor competir no Bahrein, não poderia deixar de compartilhar nosso orgulho em vê-lo respondendo a mais uma convocação para a Seleção Brasileira de Taekwondo, desta vez para o Campeonato Mundial de TKD Poonsae 2024, em Hong Kong, China. Ali esse garoto de 16 anos, nossa flechinha, dividiu os corredores do Hong Kong Coliseum com os melhores atletas de Poomsae do mundo, a nata desse esporte. Foi um grande aprendizado como atleta e, sobretudo como homem. Que tenha sido tudo de coração para a honra e a glória do nosso Senhor Todo-Poderoso.

1765b186-0137-4860-a5c0-de5586723746.JPEG
IMG_0344.JPEG

Quanto à Eva, recuperando de sua lesão no cóccix, temos muito a agradecer a todos que oraram por ela, conforme compartilhamos em cartas anteriores. Hoje ela está de volta aos treinos de krav-magá e iniciou treinos para também ingressar na modalidade Taekwondo Freestyle (que agrega elementos da ginástica artística aos movimentos do TKD) com o benefício de ter seu irmão mais velho como treinador. Será que dá briga?

ELE EXALTADO!

Que nesse Natal seja Jesus exaltado acima de tudo e de todos! Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 9:6

 

ALELUIA!

Romeu de Almeida

20/12/2024

MARCANTES FRUTOS DO REINO

 

Onde muitas crianças são moldadas e replicam padrões de violência, consumo e tráfico de drogas e sexualidade precoce do universo que as rodeia, há também histórias de impacto e transformação pelo exemplo cristão de compromisso abnegado. Tive a imensa alegria de reencontrar Paloma, hoje uma mulher de 25 anos, bem casada e compromissada em servir a crianças e adolescentes da mesma forma que ela mesma fora servida e teve um encontro marcante com Jesus.

Por volta de 2008, recebíamos um grupo de crianças da Missão Jeriel (hoje Missão Solidares) para um acampamento no Centro de Aventura Novo Destino, missão onde servimos por 8 anos, em Itabirito, MG. Hoje, mais de 15 depois, Paloma replica o padrão de amor e cuidado que recebera quando criança e veio ao Lamalma como líder e responsável por um grupo de 12 adolescentes, certa do poder que uma experiência dessas pode proporcionar.

Novo Destino.png

Paloma (no destaque), em 2009, com algumas das crianças atendidas pela Missão Jeriel no Centro de Aventura Novo Destino.

IMG_8189.JPEG

Paloma, 2023, como líder de um grupo de 12 crianças, durante um acampamento do Lamalma no Rancho da Pedras Vivas.

E o mais surpreendente é que, com o passar dos anos, esse padrão, fruto da Graça do nosso bom Deus, tem se repetido, e somos testemunhas disso. História semelhante já havia acontecido com o Lamalma, fato narrado em nossa carta informativa de dezembro de 2018. E há diversas outras não contadas.

ANO DE (RE)ESTREIAS

 

Depois de oito anos impossibilitada de fazer caminhadas mais longas e por terrenos acidentados por conta de seu quadril, em Junho Michele pôde finalmente retornar com um grupo de crianças do Lamalma a uma de nossas belíssimas cachoeiras. As cirurgias às quais ela fora submetida surtiram os efeitos esperados, e aproveito para registrar nosso agradecimento pelas orações ao longo dos anos. Michele ainda padece de dores eventuais causadas pela espondilite, mas podemos dizer sem qualquer exagero que ela hoje tem outra qualidade de vida.

IMG_6323.jpg

Outra notícia interessante foi a participação de amigos de Igor e Eva como voluntários em praticamente todos os acampamentos do Lamalma desse ano. É – e sempre foi – um desejo nosso preparar e delegar tarefas referentes ao ministério a pessoas que se interessam por missões e principalmente pelo trabalho do Lamalma. Por sabermos do potencial desse trabalho e do impacto que ele proporciona na vida de tantas crianças e adolescentes menos favorecidos, é importante que esses jovens estejam animados a servir e a se doar com amor. Afinal, o tempo é implacável, não estaremos sempre aqui; e que a obra continue.

IMG_9429.jpg

Parte das pessoas que fazem do Lamalma uma realidade.

MEGA KIDS E MEGA TEENS

 

E em Julho tivemos dois dos três Mega Camps planejados para este ano: Mega Kids e Mega Teens. Foi um trabalho exaustivo que não teria sido possível não fosse a ajuda e generosidade de tantas pessoas. O tema foi A Armadura de Deus, no qual Michele destrinchou cada peça da armadura de Efésios 6 durante as devocionais do final de semana. As crianças e adolescentes tiveram expostas claramente suas funções e implicações no mundo espiritual, o que nos rendeu excelentes conversas privadas e corações sendo derramados diante do Senhor.

IMG_9075.JPEG

Paul Perry demonstrando que se levanta a pesada espada do Espírito - que é a Palavra de Deus - apenas quando se está de joelhos.

Muitas vidas se entregaram ao irresistível perfume de Jesus, alguns em lágrimas. Os que não tinham Bíblia ganharam uma, os que tinham dúvidas foram abraçados; e novamente a impressão que ficou foi a de que nós fomos os mais impactados com o que o Eterno está fazendo. Ele está inclinado para acolher em seu braço forte cada um daqueles pequeninos invisíveis para um mundo de aparências. Eis-nos aqui, Senhor, que sejamos encontrados aptos para a tarefa.

LUZ AMARELA ACESA!!!

 

O que testemunhamos durante a campanha para comprar um carro adequado às necessidades do Lamalma foi simplesmente arrebatador. O cuidado do Senhor através da generosidade de tantos irmãos e irmãs mostrou para nós (de novo!) que a Igreja de Cristo tudo pode Naquele que a fortalece. Em poucas palavras: presenciamos um grande milagre. No entanto, é necessário e urgente que relatemos uma situação crítica que o Lamalma tem enfrentado.

A campanha para compra do carro foi pensada à parte dos recursos que o Lamalma precisava para se manter. O plano sempre foi manter uma reserva que garantisse pelo menos dois meses de funcionamento do ministério enquanto os recursos continuassem a chegar mensalmente. Esse plano funcionou perfeitamente bem, contudo, desde março – mês em que compramos o carro –as entradas específicas para a manutenção do trabalho caíram consideravelmente, enquanto as despesas operacionais subiram. Comparando os 4 últimos meses lançados em nossa contabilidade com os quatro meses anteriores houve uma redução de entradas de mais de 50%. Ou seja, a gordura que tínhamos cumpriu seu propósito, mas as entradas mensais desde então minguaram, acendendo assim a luz amarela.

sinal-amarelo.jpg

A situação então é a seguinte: O Lamalma hoje tem recursos para apenas mais dois acampamentos (considerando gastos operacionais e administrativos). Isso ainda inviabiliza planos de manutenção, melhoria e expansão de atividades, aquisição de prêmios para as crianças e até mesmo reposição de Bíblias que são doadas para algumas delas.

 

O Lamalma necessita, portanto, aumentar suas entradas urgentemente e de forma sustentável, se quiser continuar oferecendo o que há de melhor para aquelas crianças e adolescentes que atendemos.

A qualquer pessoa que estiver envolvida direta ou indiretamente com o Lamalma, poderá ser disponibilizada nossa planilha contábil para fins de checagem e transparência (em português), bastando entrar em contato conosco.

CASA RENASCER: O SONHO AINDA DE PÉ

IMG_8829.jpg

Reunião com Psicopedagoga e advogada voluntárias da CAMEF, que têm oferecido suporte incondicional aos nossos planos.

Como temos compartilhado aqui, cremos que o Senhor tem colocado em nosso coração (e aberto portas nesse sentido) em relação a nos envolvermos com um ministério de acolhimento de mães em situação de vulnerabilidade severa. Finalmente pudemos colocar de forma muito clara nossa intenção junto ao proprietário da casa ao lado da nossa, que fora adquirida para este propósito específico, mas que no momento está sendo alugada. Junto à proposta foi encaminhado um projeto elaborado por Michele, em parceria com a CAMEF (Casa de Amparo a Mães e Filhos) e com o apoio, conselho e experiência do casal Ronald e Frida Tijdeman, responsáveis pela Casa Damaris que atendia mulheres nessa mesma situação na Holanda e que tivemos a alegria de visitar em janeiro deste ano.

Aos olhos humanos, tudo parece ainda muito nebuloso, mas temos visto muita água se elevando para que nosso barquinho vença obstáculos antes intransponíveis. Insistimos em pedir que esse projeto encontre lugar em seu coração e suas orações.

9 ANOS DEPOIS...

Desde 2015 nossa família não enfiava o pé numa areia branca, sob um guarda-sol, tomando água de coco, com a brisa do mar batendo no peito e o pensamento no nada; na concepção clássica brasileira: férias. Nos fora ofertada uma viagem em família para nos desligarmos um pouco do trabalho e recarregar as baterias, num oportuno e desejado descanso. O destino foi Arraial do Cabo (RJ), uma das cidades praianas mais perto de Belo Horizonte e, ao mesmo tempo, um dos melhores pontos para mergulho do Brasil! Foi uma grande bênção, e esse sentimento crescia ainda mais ao nadar com tartarugas marinhas em uma pequena enseada deserta e maravilhosamente banhada pelo sol.

IMG_8552.JPEG

Família em Arraial do Cabo (RJ), descendo um trilha para nadar com tartarugas em uma pequena enseada.

IMG_6283.jpg

E a novidade do (nosso) mundo do esporte foi uma nova convocação de Igor para a seleção brasileira de Taekwondo, que competirá no Bahrein em outubro representando o Brasil, desta vez na modalidade poomsae individual.  A competição é promovida pelo ISF Gymnasiade. Imagina o orgulho!

VISITA ESPECIAL

Tivemos por 3 semanas a companhia de Hannah Lukasse, sobrinha de Michele, que veio da Holanda com o propósito de conhecer um pouco mais sobre missões e ajudar-nos em um dos Mega Camps em Julho. Foi um tempo em família espetacular, principalmente entre ela e Igor, que engajaram empolgadas conversas sobre animes, mangás, jogos online, séries e esportes.

Hannah também seguiu para reuniões de jovens, evangelismo, visitas na favela além da enorme ajuda que deu antes, durante e depois do Mega Teens. Michele até a rebocou para malhar um pouco e Igor a levou para um treino de taekwondo. Estamos agora aguardando a vinda de toda sua família para um tempo juntos aqui no Brasil, certo, Pieter?

Publicação no Instagram da Revista Taekwondo Minas, celebrando a convocação para o Bahrein.

3 IMG_9384.jpg

Com Hannah em uma obrigatória parada em um restaurante especializado em pães de queijo.

Como sempre, não poderíamos deixar de agradecer a todos que acompanham nossa trajetória nessa aventura missionária, que chegaram até aqui na leitura desta carta, que oram em nosso favor, que se sensibilizam e se mobilizam de certa forma para tornar a implementação do eterno Reino mais dinâmica e eficaz. O Senhor é bom, sempre! Obrigado, Deus, obrigado a todos!

Um forte abraço!!

Romeu de Almeida

21/08/24

SIMBÓLICA CAIXINHA AMARELA

 

Desde meados do ano passado, quando o carro que servia o ministério quebrou de vez, o Lamalma estava envolvido em uma campanha para aquisição de um novo veículo que atendesse às necessidades específicas do trabalho. Tivemos muita ajuda na divulgação dessa campanha, o que por sua vez gerou uma onda responsiva de inúmeras pessoas de diferentes partes do mundo. Independentemente de valores e da desprendida generosidade de muitos, gostamos de mencionar a ação executada pelo Projeto Levanta & Brilha, contada em detalhes nos primeiros parágrafos de nossa carta informativa anterior.

A Caixinha Amarela que aquelas crianças colocaram em nossas mãos representa hoje, para nós, o símbolo de um processo de aprendizagem. Tínhamos um plano, e concentramos esforços para aquisição daquilo que entendíamos ser a escolha ideal para o ministério. No caminho aprendemos muito sobre fé, paciência, perseverança... para no final sermos surpreendidos com algo sobremodo excelente, muito melhor do que havíamos imaginado. Hoje o Lamalma tem a seu serviço um veículo maior e melhor do que jamais havíamos sonhado. E por um valor mais baixo do que pagaríamos inicialmente, sendo que a diferença nos permitirá contratar um seguro veicular e o aluguel de uma garagem.

IMG_7902.jpg

Projeto Levanta & Brilha. O primeiro acampamento de 2024 não poderia ser com outras crianças: os doadores da simbólica Caixinha Amarela.

O Lamalma é um projeto pequeno, e quando olho para uma máquina daquela me pergunto se merecemos tanto. Na verdade, trata-se do cuidado e da graça de Deus sobre seus pequeninos.   A todos vocês que investiram nisso e se alegraram conosco com essa conquista, nosso muitíssimo obrigado! Amamos trilhar esses caminhos a seu lado.

VIAGEM INSPIRADORA

 

Desde nossa última carta até agora, passamos um tempo magnífico na Holanda, pontuado por períodos mais curtos na Inglaterra e Alemanha. Foi na base da JOCUM de Harpenden, na Inglaterra, onde mora a família de Jonathan e Johanneke (irmã de Michele), que um marco se deu na família Lukasse, quando o plano de reunir novamente toda a família – depois de 12 anos – se concretizou, no âmbito da comemoração de 45 anos de casados de Johan e Jeannette Lukasse. Creio que a foto que ilustra este parágrafo deixa transparecer com clareza a atmosfera de imensa alegria que pairava ali durante aqueles dias tão especiais.

f2508a60-bfb1-4ab2-ab54-47567ed58239.jpg
IMG_6169.jpeg

Museu Berlim-Karshost.

Na Holanda, tivemos vários encontros em família em alguns lugares fantásticos daquele país maravilhoso de povo generoso e bem-educado. Algumas sextas-feiras eram reservadas para patinação no gelo com opa Johan (nesse caso apenas os netos estavam habilitados para tal... kkkkk). Foi na Holanda também que comemorei em família meus 50 anos e ganhei de Michele uma viagem de 4 dias a Berlim; a primeira somente nós dois desde que tivemos nossos filhos. Muito romântica a viagem, recheada de visitas a museus de tanques e artilharia e memoriais da Segunda Guerra Mundial. Como disse, uma viagem muito romântica.

Destaque também para reencontros com amigos, alguns mais chegados do que irmãos, igreja, conversas inspiradoras com missionários, amigos que serviram no Brasil e líderes de projetos e organizações missionárias. Foi um tempo também de inúmeras reuniões de divulgação do trabalho aqui no Brasil. Reuniões. Muitas reuniões!

LEVANTA E ANDA!

 

Logo após nosso retorno ao Brasil, fui agraciado por um Aedes Aegypti com “calorosas boas-vindas” virais: Dengue braba!! Foram duas semanas difíceis, sobretudo na primeira, quando eu sequer conseguia subir dois degraus de uma escada. Preocupado com as tarefas que dependiam do meu trabalho, depois de uma considerável melhora, ainda que um pouco fraco, precisei agir. Tal como Davi, que precisou ordenar que sua alma bendissesse ao Senhor, precisei dar ordens ao meu corpo para se mover: "Levanta e anda!". Afinal, nosso primeiro acampamento do ano se aproximava, e muita coisa precisava ser preparada, sobretudo no rancho, com manutenção pesada. O Senhor deu graça, e foi possível executar bem os trabalhos, não sem muito suor (bem mais do que o normal, é verdade!) e ver as pernas bambearem de vez em quando.

Antes e depois: A folhagem que poderia esconder perigos na trilha de aproximadamente 1quilômetro precisava ser removida.

AMIGOS VINDOS LONGE

 

Por duas semanas tivemos a honra de receber aqui em casa o querido casal John e Carla Roos diretamente da Holanda. Conhecemos John pessoalmente em nossa última viagem à Holanda. Ele hoje ocupa o Conselho e Diretoria de uma fundamental organização para o repasse de recursos ao Lamalma e outros ministérios. Carla foi uma pioneira ao lado de Johan e Jeannette Lukasse nos primórdios da JOCUM-BH. A história de missões em Belo Horizonte tem as digitais de Carla que, por sinal, não perdeu nada de seu português impecável. Essa viagem representa para ela uma importante reconexão, ao mesmo tempo que para ele uma experiência para conhecer in loco os trabalhos e desafios que cada ministério tem enfrentado, todos muito bem relatados em seu caderninho de notas. Tivemos o privilégio de contar com a presença e ajuda de John e Carla no primeiro acampamento do ano, onde botaram a mão na massa, e perdemos a conta de quantos pratos foram lavados e barracas desmontadas por eles. Pessoas que serão sempre muito bem-vindas em nossa casa!!

e494e280-fe12-4976-8f93-9b4103f4f6fb.jpg

Carla com Michele em Belo Horizonte, em 1999.

IMG_6866.jpg

John, Carla e nossa família, em visita ao Kinderdijk, patrimônio da Humanidade, em 2024.

FAMÍLIA EM AÇÃO

 

Temos boas notícias e pedidos de oração para compartilhar aqui. Além das demandas do Lamalma, Michele tem conciliado tempo para se dedicar como uma das facilitadoras no 2º módulo do seminário Crianças em Risco, ministrado online por Johan e Jeannette Lukasse, tal como também o fez no primeiro. O valioso conteúdo é depois discutido entre alunos e facilitadores, abrindo também oportunidades para conversas individualizadas, também conhecidas como One-to-One. Em relação a sua saúde, as caríssimas injeções semanais que Michele precisa tomar para dirimir suas dores por conta de uma espondilite estavam em falta nos postos de distribuição. Foram algumas semanas tensas – e com dores – que finalmente terminaram com a chegada do medicamento e normalização de sua aplicação. Portanto, obrigado aos que oraram por isso.

Durante nosso tempo na Holanda, Igor não ficou parado, e descolou um local para treinar com vistas ao Grand Slam que aconteceria no Brasil assim que voltássemos para casa. A competição também serviria como seletiva para a seleção brasileira de taekwondo. Igor sagrou-se campeão, sendo assim convocado para representar o país nos Jogos Pan-Americanos no México, bem como para o Campeonato Mundial na China, além de uma provável convocação para o Campeonato Mundial Estudantil no Bahrein. Um garoto cheio de talento com um coração humilde que tem devolvido a Deus aquilo que Dele recebeu.

IMG_4911.jpeg

Durante uma das etapas do Campeonato Mineiro, em 2023, na qual sagrou-se tricampeão estadual.

Eva, assim como Igor, também treinou bastante na Holanda, porém, já sabendo que seu ciclo na ginástica estava se acabando. Sem sabermos exatamente o motivo, ela foi desligada da equipe juvenil do CT em que treinava e pelo qual competia. Para uma criança que sempre amou a ginástica, treinava em alto rendimento 4 horas por dia de segunda a sexta e tinha uma performance excepcional, de repente se ver em um vácuo ocupacional mexeu com suas bases. Ela não tem processado muito bem essa perda, e pedimos oração por ela nesse sentido. Para nós, pais, é uma porta que se fecha, um ciclo que se encerra para um novo mundo de possibilidades e desafios. Também um livramento, haja vista que Eva ainda se recupera de uma fratura no cóccix. Ela é uma criança que ama Jesus de todo coração, e foi providencialmente abraçada por um grupo de amigas da escola e da igreja, se envolvendo em ações de evangelismo, como obreira dedicada do Lamalma (inclusive levando as amigas para ajudar nos acampamentos), participando de pequenos grupos caseiros e tantas outras bênçãos! Portanto, fica nosso pedido de oração em favor dela.

 

 

 

 

Estamos bastante motivados para os desafios à nossa frente, muito graças ao tremendo encorajamento que recebemos na Holanda durante aquele intenso período de experiências e encontros inesquecíveis, bem como pelas parcerias firmadas e compromissos assumidos com diversos projetos e ministérios aqui no Brasil. Contamos com a cumplicidade de todos vocês!

Um forte abraço!!

Romeu de Almeida

18/04/24

IMG_7803.jpg
IMG_7810.jpg

Evangelismo na favela Pedreira Prado Lopes, junto com JOCUM-BH. Participação ativa e inspiradora de muitos ministérios, crianças e adolescentes na disseminação da Palavra, com nossos filhos e seus amigos empolgados e participativos.

VOAR É POSSÍVEL

 

Imagine você chegar para uma visita em um projeto com a intenção de rever várias crianças, ter um delicioso tempo de qualidade com elas e toda equipe de missionários. Nosso plano não ia muito além disso, mas grande e grata foi nossa surpresa quando fomos presenteados com uma bela caixinha amarela recheada de significado. Nela estava o resultado de uma mobilização do projeto Levanta & Brilha, que atende a crianças muito carentes em um ponto do maior complexo de favelas de Belo Horizonte. Aquela caixinha era o resultado de um esforço que envolveu animadíssimas crianças que saíram pela comunidade vendendo balas e paçocas caprichosamente embaladas e que continham uma mensagem:

“Nossos amigos do Lamalma precisam de um carro novo para continuar organizando acampamentos para projetos sociais. Queremos ajudá-los. Você pode se juntar a nós?”

Crianças que não raro passam por necessidades extremas mergulharam de cabeça na missão, voltando a todo momento para buscar mais paçocas e balas para vender para seus amigos e parentes. Até um jingle elas compuseram, e fizeram de tudo para ajudar o Lamalma no desafio de comprar um novo carro. Algumas daquelas crianças queriam garantir que outras atendidas pelo projeto Levanta & Brilha que ainda não puderam ir a um acampamento pudessem também ter a oportunidade. Infelizmente para o final deste ano de 2023 não foi possível, mas pela fé – e mobilização de inúmeras pessoas que têm somado esforços conosco nesse propósito – o restante para a aquisição desse novo veículo virá para garantir maravilhosas aventuras a essas preciosíssimas crianças. Lembro-me de ter encaminhado uma mensagem ao nosso amigo missionário e parceiro Paul Perry assim que chegamos em casa dizendo: “Cara, louvado seja o Senhor. Saímos de lá com a sensação de que podíamos voar”.

4653c47e-8f00-49af-ac71-5a2ada2e8c46.JPG

Parte das crianças que participaram da mobilização para ajudar o Lamalma.

Gráfico_75%.png

O Lamalma tem hoje 3/4 do valor necessário para o novo carro. Na verdade, o montante total em conta é um pouco mais do que isso, mas precisamos manter uma margem que garanta o funcionamento basal do projeto e recursos para pelo menos três acampamentos. Seria uma margem de segurança satisfatória.

2024 NA FÉ

 

Dois dias antes de nossa partida para Holanda recebemos nosso amigo e missionário proprietário do Rancho das Pedras Vivas, Paul Perry, para o agendamento de datas para os acampamentos do Lamalma e Mega Camps de 2024. Como já está muito claro a dependência que o Lamalma está nesse momento de um carro, essa reunião será pautada pela fé de que os recursos restantes para esse novo veículo vão chegar.

Há uma grande expectativa por parte de muitas crianças na confirmação de um final de semana com o Lamalma no primeiro semestre do ano que vem. Principalmente aquelas que viram frustrar sua primeira experiência de acampamento neste ano por conta justamente da falta de um carro. E, pela fé, essa expectativa se cumprirá, de acordo com a vontade do Senhor. Não apenas marcaremos as datas, mas Paul faz questão de priorizar as datas para as crianças e adolescentes atendidas pelo Lamalma em detrimento a qualquer outro propósito no rancho. Ele e sua esposa, Ashley, com um enorme coração para aquelas crianças e suas famílias, têm se mantido fiéis em expandir o Reino em direção não apenas àqueles jovens, mas a tantas outras pessoas, famílias e comunidades carentes em diversos outros ministérios no Brasil e além-mar.

IGREJA, FAMÍLIA E AMIGOS

 

Em breve estaremos na refrigerada Holanda (no Brasil estamos passando por uma onda de calor nunca antes registrada) para finalmente reunir novamente a família Lukasse, rever amigos e reencontrar a Igreja. O plano para a família é Johan e Jeannette receber o calor de todos os filhos e netos em Harpenden, na Inglaterra, onde residem Jonathan e Johanneke, naquela que é uma linda base da JOCUM nos arredores de Londres. Estamos com muita saudade e animadíssimos para esse reencontro.

 

Teremos também a alegria de rever muitos amigos e reunir para compartilhar as bênçãos ministeriais e familiares nesses últimos meses. Dar testemunhos de vitórias no seio de famílias em comunidades carentes, vidas transformadas pelo evangelho, batismos e livramentos que chegam até nós por meio dos missionários envolvidos com o Lamalma. Em janeiro ainda temos datas disponíveis para um café, bate-papo e conversas sobre planos e expectativas. Se você quiser sentar conosco, entre em contato, vamos confraternizar!

SAÚDE E CUIDADO

 

Felizmente, após meses difíceis por conta de dores, Michele parece ter se acertado melhor com um novo medicamento. Suas dores foram amenizadas, e nossa oração no momento é no sentido de que ela não precise mais tomar qualquer tipo de medicação. Certamente nosso coração se enche de gratidão pelo acesso a tal medicamento cujo valor corresponde a quase dois acampamentos ou a três meses de escola da nossa filha, Eva, por injeção(!) – Michele precisa de 4 injeções por mês – mas que é fornecido gratuitamente pelo sistema público de saúde brasileiro. É sabido das limitações dos serviços públicos no Brasil (quem tem dinheiro paga por planos de saúde privados, escolas privadas, por exemplo), portanto, poder usufruir de tal benefício oferecido pelo Estado é uma grande bênção e motivo de agradecimento.

Como divulgado em carta anterior, Eva havia fraturado o cóccix e, após algum repouso voltou aos treinos de ginástica artística com vistas a torneios estaduais e nacionais. Mesmo não estando 100% por conta da contusão, ela teve uma excelente performance em todas três competições de que participou. No entanto, há menos de duas semanas de nossa viagem à Holanda, ela teve outra queda da trave e sofreu uma lesão sobre a lesão. A dor foi intensa, e após raios-x e tomografia, uma semana de repouso forçado para então... voltar a treinar!!! Nada muito extremo ou arriscado, até porque haverá o desmantelamento da equipe juvenil de alto-rendimento no ano que vem. Eva sentiu muito, pois a ginástica é uma grande paixão, e um meio de dispender toda sua força e energia. Isso pode significar um ciclo que se fecha, mas certamente há um universo inteiro de possibilidades se abrindo para ela glorificar o Senhor no que mais for fazer.

Igor teve um desempenho espetacular neste ano no taekwondo, e sagrou-se campeão brasileiro nas duplas e vice-campeão brasileiro juvenil na categoria poomsae, cotada para se tornar modalidade olímpica. É impressionante a ascensão do garoto, que em 2024 poderá representar o Brasil no campeonato mundial estudantil que ocorrerá, provavelmente, na Hungria. A confirmar...

Bem, grande é nossa expectativa para essa viagem à Holanda, estamos muito contentes com essa oportunidade! São pequenos milagres que vão acontecendo para algo assim se materializar. Portanto, toda nossa gratidão aos que têm parte nisso. Aos amigos e familiares que ficam no Brasil, desejamos uma proximidade reconfortante em Cristo nesse Natal que se aproxima. Aos queridos que estarão conosco na Holanda e Inglaterra, celebremos, pois, a vinda da nossa gloriosa salvação em Cristo Jesus. Feliz Natal!

 

 

Forte abraço a todos!!

Romeu e Michele

20/11/23

UM 1º SEMESTRE ESPETACULAR

Atualmente o Lamalma Aventuras Outdoor tem atuado nos acampamentos com duas abordagens distintas. A primeira, que se encaixa na visão primeira, original do projeto, e abraça grupos menores (de até 12 crianças ou adolescentes), mira no impacto causado pela natureza “colorida” frente à carga “cinzenta” da cidade e da favela. Além disso, aposta no fortalecimento do vínculo entre as crianças e os obreiros dos projetos que as acompanham diariamente, numa abordagem mais intimista e pessoal. Basicamente, é o poder da Deus através da Criação e relacionamentos saudáveis. A segunda abordagem, implica no trabalho de integração entre diferentes projetos, atendendo dessa forma um grupo bem maior de jovens, podendo chegar a até 60 beneficiados por acampamento, além dos obreiros e voluntários que os acompanham.

Até o momento, as experiências vividas nesses acampamentos durante esse ano de 2023 muito têm nos surpreendido positivamente. Isso serve, antes de tudo, para confirmar uma direção indicada pelo Senhor, e que tem sido forjada, fomentada, executada e promovida a muitas mãos. Os frutos estão, maravilhosamente, diante de nossos olhos. Estamos falando aqui de dezenas de jovens rendidos ao Senhor de forma autêntica e espontânea. Temos inclusive testemunhado jovens que antes eram atendidos pelos projetos servirem aos mais novos que têm chegado ali; isso não apenas em um ou dois projetos, mas em vários deles!

 

4616a2b3-6aaa-429e-8656-9aeebad8654c.JPG

Meninos da Casa Rocha (JOCUM-BH) e Levante & Brilha, prontos para encarar o Circuito de Cordas.

Diante de nós estão também novos desafios, como novos grupos com os quais estamos em contato. Um deles em particular chamou nossa atenção, que são os filhos de refugiados e suas famílias abrigadas na região metropolitana de Belo Horizonte. Um grande amigo nosso, que trabalhou conosco em nossa primeira missão no interior de Minas Gerais, está no momento responsável por parte do atendimento a essas famílias, e disse ser maravilhoso se pudéssemos levar essas crianças (e eventualmente seus pais) até o rancho das Pedras Vivas, em um acampamento do Lamalma. A intermediação já foi feita, e estamos agora aguardando o retorno de um dos diretores do departamento estatal responsável pelo controle e liberação dessas famílias. Estamos falando de pessoas de várias nacionalidades, tais como haitianos, venezuelanos, bolivianos e ucranianos, além de nativos indígenas desalojados de suas terras. Orem conosco para que isso se concretize, e que essas famílias sejam envolvidas cada vez mais por uma teia de amor e cuidado à luz da Palavra que transforma vidas.

88769d4c-8a9e-4137-8393-e45ef6acca90.JPG

EM BREVE, NOVO MURO

O muro de escalada utilizado nos Mega Camps é um muro desmontável, que eventualmente é levado até comunidades locais para um dia de evangelismo e lazer. Mas sua montagem não é simples, pois se trata de um material pesado e volumoso, que depende de muitas mãos para ser erguido. Assim, está sendo construindo um muro definitivo no Rancho das Pedras Vivas. Na verdade, será uma estrutura 3 em 1, com um lado sendo o muro de escalada propriamente dito, outro uma descida em 45 graus e um terceiro com uma tirolesa. Dá para imaginar a alegria das crianças naquele espaço?...

3d020eb5-ac96-429f-abda-243b6d7e6cd1.JPG
IMG_4974.jpg
PHOTO-2023-08-17-17-33-32.jpg

CAMEF – CASA DE AMPARO PARA MÃES E FILHOS

Paralelamente aos acampamentos do Lamalma, Michele participou de uma reunião introdutória de um belíssimo trabalho com mulheres e seus filhos em situação de vulnerabilidade severa, a CAMEF. Desde antes mesmo de o Lamalma tomar forma, essa visão já tinha lugar em nosso coração, integrando um tripé que se completa com os acampamentos para crianças carentes e o cuidado missionário. Bem, nessa reunião estipulou-se as datas para um curso completo que abarca desde conceitos básicos visando o atendimento a essas mulheres, passando por cuidados médicos, psicológicos, sociais e profissionais. As datas do curso se estendem até outubro. Devido a nossa agenda, Michele e eu nos dividiremos para conquistar, ou seja, num primeiro momento eu fico nos acampamentos enquanto ela atende às reuniões no sábado, até que eu possa me juntar a ela até a conclusão do curso.

UMA NOTA URGENTE:

O LAMALMA PRECISA DE UM NOVO CARRO

Gorba”, o carro do Lamalma que tão bravamente nos serviu por tantos anos, finalmente morreu. Seu motor cansado já não tem compressão suficiente para continuar carregando tanto peso pelas montanhas que cercam o rancho, e seu primeiro cilindro deixou de funcionar. Muito dinheiro já foi gasto para mantê-lo em bom funcionamento, mas entendemos que não mais se justifica gastar tanto recurso para resolver um problema que apenas dará sobrevida a um carro moribundo, que apresenta outros problemas menores. O conserto do carro hoje custaria literalmente o valor integral do próprio veículo. Não temos dúvidas de que é hora de virarmos essa página. Precisamos de um novo carro, e já começamos, desde o final do ano passado, uma campanha para conseguir os recursos para a compra de um novo.

Ainda estamos longe desse objetivo, mas cremos que a obra é do Senhor, que opera em TODOS nós tanto o querer como o efetuar, segundo a boa vontade Dele.  Contamos com corações abertos e generosos a essa necessidade ministerial, que está sendo divulgada ao maior número possível de pessoas que englobam nossa rede de contatos.

Arte Campanha Carro Lamalma.bmp

Dito isso, precisamos informar que alguns acampamentos do Lamalma marcados para o segundo semestre terão de ser cancelados dado à óbvia complicação logística implicada, uma decisão que pesa demais em nosso coração. Queremos, no entanto, assim canalizar o máximo possível de recursos do Lamalma para a aquisição de um veículo novo adequado às nossas necessidades. Isso significa dar um passo para trás visando um salto maior à frente. Venha conosco; rompamos em fé!!

Mas, apesar desse desafio que nos foi imposto, vale dizer também que mais atenção poderá ser dispensada a atividades outras relacionadas ao Lamalma. Com todos os projetos sociais, centros comunitários e casas de apoio dentro da região metropolitana de Belo Horizonte, poderemos reforçar laços antigos e estabelecer novos e preciosos contatos.

 

ESCLARECIMENTO: Quem quiser informações mais específicas sobre o quanto o Lamalma tem hoje disponível para a compra do novo carro, entre em contato conosco.

FAMÍLIA

Michele passou as últimas semanas caminhando amparada por uma muleta devido às dores em seu quadril. Tudo certo com a prótese em seu quadril, mas tal incômodo se dá por causa de uma espondilite que tem atacado recorrentemente aquela região do seu corpo. São dores que vêm e vão, dificultam bastante sua rotina e, por isso, continuamos pedindo cobertura de oração nesse sentido. Já Igor e Eva seguem bem na escola e nos esportes, com destaque para a conquista do terceiro lugar de Igor no campeonato mundial escolar em Mazatlán, no México. Seu próximo desafio será o campeonato brasileiro em setembro desse ano, em São Paulo. Eva passou por um pequeno susto, quando fraturou o cóccix em uma queda e, logo após alguns poucos dias de repouso, retomou os treinos com vistas ao campeonato estadual e nacional em outubro.

76d58ed5-af13-4992-9b58-262487b69d10.JPG

Treinador e atletas da seleção brasileira em Marzatlán, México.

IMG_4656.jpg

Primos em festa!

HOLANDA À VISTA

Estamos muito animados com nossa viagem à Holanda marcada para final de novembro. Depois de mais de 11 anos, a família Lukasse se reunirá toda novamente, num encontro na base da JOCUM em Harpenden, na Inglaterra, durante os festejos natalinos em dezembro. Será muito bom rever toda família e amigos que amamos e temos tanta saudade, seja na Inglaterra, seja na Holanda!

Mas já estamos aproveitando um pouquinho da família de Johanneke e Jonathan. Eles passam algumas semanas aqui no Brasil, e Belo Horizonte está funcionando como entreposto para os compromissos que a família tem no norte e no centro-oeste do Brasil. Tem sido um tempo mágico tê-los por perto, poder ter tido a oportunidade de eles participarem ativamente de um Mega Camp conosco, de aprender com sua enorme experiência na área de comunicação e sua importante aplicabilidade em missões, além de ser muito bacana ver os primos se dando muitíssimo bem e curtindo cada minuto juntos. Boa companhia, bons papos e tempo de qualidade em família.

Nossa mais sincera gratidão a todos que tomaram seu tempo para ler esta carta, se interessam por nós e pelo trabalho que foi colocado em nossas mãos. Se vocês estão conosco até agora, sigamos juntos, pois a seara é enorme!!

 

Forte abraço a todos!!

Romeu e Michele

12/08/23

MUITO SUOR

Ao contrário do que muitos pensam, o período entre o último acampamento do ano e o primeiro do ano seguinte implica em trabalho pesado de manutenção da área onde rolam os programas do Lamalma, além do que já é rotineiramente feito à frente de tablets e laptops em um escritório, contatos, planejamento, visitas, assistências, etc.. Trata-se da temporada de chuva intensa aqui em nossa região, o que significa sol, calor e muita água descendo, ou seja, vitamina pura para a vegetação, que cresce ininterruptamente, vinda de baixo, dos lados e até mesmo de cima! É nesse período também que aproveitamos para fazer os ajustes necessários nas atividades de aventura e cooperativas, além de incrementarmos a gama de opções com novos desafios. Em nosso primeiro acampamento deste ano estreamos um deles, nossa Flauta Mágica, uma experiência de trabalho em equipe bastante divertida e molhada. Sucesso total!

Fixação de postes para mais duas atividades.

SOCIOEDUCATIVO

Já comentamos em cartas anteriores o quão difícil e trabalhoso é conseguir a liberação de alguns adolescentes do sistema socioeducativo que atendem às aulas de inglês ministradas por missionários da Casa Resgate (JOCUM-BH) para um day camp com o Lamalma. São trâmites jurídicos, condicionados a um bom comportamento na unidade penal, disponibilidade e disposição de agentes penitenciários, assistentes sociais e psicólogos, além de pequenos detalhes que podem inviabilizar a saída do menor para um dia fora.

 

Por não ser uma prisão nos moldes convencionais, a segurança não é tão rígida como se poderia sugerir e, numa situação infeliz, um dos jovens que estava escalado para nosso day camp fugiu da unidade poucos dias antes. Isso provavelmente implicará em um novo encarceramento sob condições mais severas, e uma oportunidade perdida de se ministrar a Palavra de transformação à vida de um adolescente completamente perdido, sem boas referências, sem esperança.

Por outro lado, além do programa regular do Lamalma para o day camp, utilizamos os recursos disponíveis para adquirir e distribuir uma Bíblia Jovem para cada um dos meninos, não sem antes ministrarmos uma palavra de encorajamento e esperança Naquele que detém todo o poder de revolucionar a vida de qualquer um que se permitir ser transformado pelo Deus vivo. Tema abordado: Liberdade. Foi um dia de arrebatamento; e oramos para que o Espírito Santo continue soprando nos ouvidos deles palavras libertadoras de fato.

PROJETO COM PAIXÃO

Como mencionado no informativo anterior, Michele começou as visitas à uma casa de apoio para mulheres tiradas da prostituição ou recém-saídas da prisão, algumas delas grávidas e/ou com bebês. Esse trabalho – Projeto Com Paixão – conta com o apoio da JOCUM-Contagem, que mantém um magnífico trabalho de evangelização, suporte e transformação de vidas na principal zona de prostituição de Belo Horizonte. Ainda é muito cedo para determinar urgências e propor mudanças, mas é claro e patente a carência material dessa casa de apoio, bem como estabelecer estratégias de aproximação que poderão determinar um novo rumo na vida daquelas mulheres. Nosso pedido de oração nesse sentido consiste em ter a sabedoria para entender, através dos olhos de Cristo, as reais necessidades daquele lugar e daquelas pessoas e como supri-las a contento.

Entretanto, há necessidades que são óbvias e urgentes demais para simplesmente cruzar os braços e “esperar” em Deus. Uma das mulheres da casa precisou ser internada às pressas e seu bebê ficaria “largado” na casa, sob a supervisão das demais mulheres, pois não há ali uma obreira de tempo integral para comandar, organizar e delegar tarefas. Isso poderia implicar riscos para o bebê, pois o histórico e comportamento erráticos daquelas mulheres infelizmente não aponta para qualquer nível de segurança para aquela criança. Resultado: voltamos Michele e eu a habitar entre cadeirinhas, berços, fraudas e brinquedos em nossa casa enquanto a mãe se recupera no hospital. E nossa casa tem estado um pouco mais agitada nesses dias!

IMG_3141.jpg

Mulheres da casa e suas crianças.

Visitinha aos coelhos em nosso jardim.

Arte Campanha Carro Lamalma.bmp

CAMPANHA CONTINUA

Nossa campanha para aquisição de um novo carro para o Lamalma continua. Até o momento temos aproximadamente um quarto do valor total do veículo. Além desse montante (que inclui ofertas específicas para o novo carro e o excedente que conseguimos economizar), o Lamalma mantém em caixa o suficiente para garantir pelo menos cinco acampamentos, mais os recursos necessários para taxas e despesas de manutenção. Resta ainda um bom caminho a percorrer, mas cremos que o trabalho não cessará, e na hora ideal o Lamalma poderá desfrutar de um veículo adequado às suas necessidades. Se você deseja contribuir com essa demanda do Lamalma, por favor, entre em contato conosco

FAMÍLIA E ESPORTES

Michele está totalmente restabelecida de sua cirurgia no quadril, o que nos deu muita alegria e alívio, dada a dimensão da intervenção e das dores que ela vinha sentindo antes da cirurgia e no pós-operatório imediato. Portanto, estamos muito gratos a todos que manifestaram carinho e oraram pela saúde de Michele. Por outro lado, ela está passando por uma crise de espondilite, outra condição que inflige dores em diferentes partes do corpo, no quadril inclusive. Ela está sendo acompanhada por um médico especialista e aguardado a liberação de um medicamento de custo estratosférico pelo SUS. Orações bem-vindas para que essa liberação se dê logo e surta o efeito esperado.

Igor e Eva continuam treinando duro, taekwondo e ginástica artística, respectivamente, com Igor hoje sendo o reserva da seleção brasileira juvenil nas duplas, categoria poomsae. Ambos têm treinado com carga horária aumentada, conseguindo manter em dia suas obrigações na escola e tarefas em casa. Mérito total de Michele, que consegue – não sei como – administrar tudo isso sem comprometer os compromissos ministeriais e particulares. Inclusive ainda no final desse mês de março, acompanhará Igor no Pan-americano Open que acontecerá no Rio de Janeiro. Nervos de aço, enquanto eu torço à distância tomando um sorvete com Eva nos nossos dias especiais pai-filha.

Dupla medalhista no Grand Slam com seu grão-mestre e treinador, no Rio de Janeiro.

HOLANDA NO RADAR

Poderíamos dizer sem medo de exagerar que, desde o ano passado um milagre foi tomando forma de asas, e agora temos a alegria de ter em mãos as passagens para a família ir à Holanda no final deste ano de 2023. É um plano de anos poder juntar a família toda depois de muito tempo e tanta distância geográfica. Todos os filhos, primos, netos – para alegria de opa e oma Lukasse – juntos depois de mais de 10 anos!!

 

Para tanto, temos um pedido a nossos amigos na Holanda. Igor (15) e Eva (12) precisarão de roupas de inverno adequadas ao inverno holandês. Caso tenham roupas a serem descartadas ou doadas compatíveis à idade de cada um, estamos abertos e gratos a recebê-las.

 

Até lá continuaremos compartilhando aqui nossas atividades e aventuras. O ano promete, e esperamos que o Senhor abençoe nossos passos e faça com que todo o esforço empreendido nos trabalhos gere frutos duradouros.

 

Forte abraço a todos amigos e irmãos!

Romeu e Michele

23/03/23

MISSÃO DADA,

MISSÃO CUMPRIDA

Há cerca de um ano compartilhamos alguns projetos e propostas de mudanças para 2022 visando melhorar cada vez mais as experiências das crianças nos acampamentos do Lamalma. Neste ano foi possível implementá-los com sucesso, sendo o circuito de cordas o mais significativo, por garantir mais opções de interação com as crianças e independência em relação à disponibilidade da agenda de terceiros em atividades na floresta. Outra proposta bem-sucedida foi a realização de dois mega camps, em parceria com a Global Equip, com quatro projetos sociais ao mesmo tempo e a volta de day camps com adolescentes do sistema socioeducativo.

_MG_3879.jpg

Tempo importante de Palavra com os quatro diferentes projetos.

_MG_3947.jpg

Uma nova abordagem.

280A3179.jpg

Primeiro grande teste no Circuito de cordas.

NOVIDADES EM 2023

 

Para 2023 um desafio maior foi posto à mesa, e o plano é realizar 4 ou 5 mega camps, ampliando exponencialmente o número de crianças atendidas. As datas para acampamentos convencionais do Lamalma, com foco nos relacionamentos, introspecção e contemplação também já estão acertadas.

E visando esses eventos, já adquirimos o material necessário para construção de mais duas atividades cooperativas com o objetivo de investir mais tempo na interatividade das crianças. São nesses desafios em grupo que podemos observar e discutir com as crianças nossas impressões, estimulá-las naquilo que executam com excelência e motivá-las a melhorar naquilo que precisam. É muito interessante ver como diferentes dons e talentos servem à coletividade e oferecem a nós a oportunidade de acertar em cheio a autoestima de cada criança e adolescente.

NO RADAR

Estamos em contato com novos e pequenos projetos sociais, um dos quais já visitamos e certamente reservaremos datas para atendê-los em 2023. São ministérios bastante limitados materialmente, situados no coração das favelas, heroicamente mantidos por cristãos desprendidos de tudo e fiéis ao Evangelho.

Outra novidade – bastante interessante principalmente para os poucos que já leram o livro LAMALMA: da relutância à incontornável vontade de Deus (disponível, infelizmente, somente em português) – é a possibilidade em uma nova frente de atuação. Desde antes do início do Lamalma, Michele colaborava com um ministério que visava impactar a vida das mulheres da região da Guaicurus, zona de baixo meretrício de BH. Um trabalho junto a essas mulheres compunha uma das pernas de um tripé que se completava com os acampamentos de aventura e acolhimento de missionários com necessidades específicas. No livro é contado que não sabíamos se esse trabalho um dia viria a ser abarcado dentro de nossa visão missionária. Dependíamos de Deus para movimentos que fugiam ao nosso alcance.

Mas numa inesperada visita em agosto, véspera da cirurgia de quadril da Michele, houve uma sinalização de que aquela visão poderia estar se maturando. Bateu à nossa porta um pioneiro no trabalho junto às meninas da Guaicurus: Tio Pedro, uma referência da JOCUM no que diz respeito a evangelismo e missões urbanas. Ele trouxe um convite para Michele se juntar a um trabalho que vem sendo desenvolvido em favor daquelas mulheres em uma casa próxima de onde moramos. Naturalmente Michele precisaria primeiro se submeter à cirurgia, depois se recuperar para, enfim, contribuir no que fosse preciso nesse ministério de misericórdia junto a mulheres tão exploradas e sofridas.

 

Fica a dica para orações a esse respeito.

o-PROSTITUICAO-facebook.jpg
Arte Campanha Carro Lamalma.bmp

CAMPANHA CONTINUA

A campanha para o Lamalma comprar um novo carro continua, e sabemos que no tempo certo esse tão necessário veículo chegará até nossas mãos. Deixamos o convite para você que sentir de fazer parte desse esforço entrar em contato e contribuir da maneira que achar melhor através da conta do Lamalma disponibilizada no menu CONTATO.

FAMÍLIA

Por um precioso período de pouco mais de um mês temos conosco Johan e Jeannette Lukasse que, entre compromissos e reuniões em BH e Curitiba, curtem a família e matam a saudade de amigos queridos. Como é bom tê-los por perto e desfrutar de sua serenidade em tempos tão tensos e sombrios na nação brasileira. Antes de rumarmos com eles para uma grande conferência e confraternização da JOCUM-Brasil no centro-oeste brasileiro, deu ainda tempo de Johan construir uma bela casa no quintal para a travessa coelha Catarina, o animalzinho de estimação da netinha Eva, que também ajudou no projeto juntamente com Michele.

Igor se prepara para subir de grau em sua faixa preta e já determinou como meta para 2023 o título de campeão brasileiro juvenil de taekwondo. Já Eva comemora a chegada de um novo solo no centro de treinamento, que facilitará bastante a execução de seus saltos e piruetas na ginástica artística. Michele está plenamente recuperada da cirurgia que fez no quadril, e agora é só realinhar a postura e investir no restabelecimento da massa muscular. Ela já pôde participar de dois acampamentos, obviamente respeitando suas limitações, e para o ano que vem estará pronta para encarar os desafios sem dor ou incômodo. O Senhor tem sido muito generoso conosco.

IMG_2492.jpg
IMG_2503.jpg

NATAL

São muitas palavras, muita ação, muitos planos e expectativas. Mas se não houver amor, de nada valerá tudo isso. E porque Deus amou o mundo de tal maneira, Jesus veio a ser a expressão máxima desse amor. Aquele bebê frágil nascido de mulher, se revirando na palha seca de uma manjedoura, é o meio e o fim de todas essas coisas. Puxa vida, não há notícia melhor para a humanidade! Glória a Deus e Feliz Natal, queridos!

Manjedoura.jpeg

Romeu de Almeida

06/12/22

Para ver informativos anteriores, clique aqui:

Ligue:

(31) 98271-9182

Endereço: 

Rua Angelo Rabelo, 43. Santa Tereza

Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

© 2014 por Romeu e Michele. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Vimeo Social Icon
bottom of page